sábado, 21 de agosto de 2021

Pra que investir no exterior?

 


Antes de mais nada, deixo aqui minha recomendação ao curso “Como Investir no Exterior”, do Alex BP Milhão, autor do blog homônimo e do site Como Investir no Exterior, que quase sempre está conosco no Boteco Fire. Se você se sente inseguro de investir no exterior, seja por medo da língua, da regularização sobre o assunto ou da estratégia de investimentos, o curso dele irá esclarecer todas as dúvidas e, sem dúvidas, te dará suporte para sair da estaca zero ou se aprofundar no assunto, caso já invista lá fora. A qualidade do conteúdo gratuito (blog, podcast e Youtube) já é fantástica, então, mesmo sem ter assistido, posso atestar que seu dinheiro será bem investido no curso, cujo valor já é bastante honesto.

Obs: o link acima NÃO é afiliado, não tem desconto especial e eu não estou ganhando nada indicando. Estou apenas promovendo a educação financeira, um dos pilares desse blog.

---


Vou aproveitar o jabá camarada acima e tocar no assunto, já que faz tempo que não abordo aqui. Quem navega pela finansfera sabe que o Sr. Resmungão IF 365 vem fazendo coro à proposição de que, mesmo que você nunca pretenda morar no exterior, deveria ter parte do patrimônio em moeda forte – e eu concordo com isso. Brincadeiras à parte, o Luiz (com “z”, se chamar com “s” ele fica mordido) traz bastante reflexão sobre o assunto e, quem se interessar, dá uma conferida no canal dele do Youtube.


Ter patrimônio alocado fora do Brasil dá conforto em saber que você não fica refém de um só governo e suas políticas; permite que você utilize o dinheiro em viagens para o exterior, pois mesmo que não seja em país na mesma moeda investida (quase sempre dólar), a conversão quase sempre é mais favorável e ajuda seu psicológico para aproveitar mais a viagem, já que você não está “tirando dinheiro do Brasil” para curtir a vida no estrangeiro; permite que você diversifique em diversas empresas e instrumentos que não existem no Brasil, fazendo sentido para uma gestão de risco patrimonial.


Daí tu se pergunta: e tu tens o que lá fora, AC? Bem, 2/3 da grana lá fora estão em 6 fundos mútuos, desses que tem taxas mais altas mesmo oferecidas por bancos e corretoras. Tem de bonds high yield, bons high grade, foco na Ásia, foco em mercado total dos US e um que tem carta branca pra alocar no mundo todo. O desconhecimento do mercado e o receio de fazer cagada me levaram a, inicialmente, colocar toda a grana que aportei nesse caminho mais fácil. Mantive assim porque em 3 anos de portfolio balanceado deu um retorno médio aproximado de 7% (em dólar; em real dá bem mais por conta do câmbio), dentro do que eu esperava. O outro 1/3 está em quase 30 ações e ETFs, fruto de uns meses que eu estudava uma empresa, cria na tese e comprava um pouco.

Em meus aportes futuros pretendo somente aumentar posições em ETFs para voltar a “fazer o simples” e, quem sabe, até me desfazer de algumas empresas atuais para diminuir a lista de ativos e facilitar a vida e os estudos (que, confesso, não foram muitos para aplicar lá fora).


Ando meio desligado da finansfera “sem querer querendo”, parte porque a vida não é só pensar em dinheiro e estratégias para multiplicá-lo e mantê-lo, parte porque sigo na vida nômade e a intensidade dos meus dias tem uma dimensão que jamais imaginei. Quando dá tempo, tenho priorizado gravar com os amigos e os excelentes convidados no Boteco Fire, mas este blog não irá morrer e, se você também for blogueiro, em breve voltarei à leitura de suas ideias (sou fã de todo mundo que comenta aqui e tem blog também, seria difícil nomear todos).


Abraço

12 comentários:

  1. Opa! Excelente! Obrigado pelo jabá kkkkk

    Convido a todos a clicarem no link e verem o conteúdo que o Curso está trazendo.

    Bons investimentos a todos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Aposente Cedo! Tudo bom? Qual a % dos seus investimentos no exterior em relação à carteira como um todo? Como FIRE seus investimentos no exterior são focados em crescimento ou recebimento de dividendos? Concordo 100% com a necessidade de alocação no exterior (apesar da dor no coração de comprar dólar a R$5,30-40) mas para quem precisa de renda (que alcançaram o FIRE) o fato dos DY dos ativos serem mais baixos e ainda terem 30% de IR americano minimizam muito a lucratividade via dividendos...Como você vê isso?
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VVI! Atualmente to com 22% do patrimônio no exterior. Quero ver se em até 2 anos chego a 40%. Costumo fazer remessas esporádicas. Minha carteira lá é 50% growth, 30% dividendos e 20% bonds sem cupom (marromenos, não planilho isso); a ideia é mais preservar capital da inflação (e câmbio) do que multiplicar, até por conta dos 30% de IR que você comentou.
      Nunca fiz nenhuma venda de ativo e não pretendo fazer tão cedo, então nem me preocupo com o IR por ora.
      Abração

      Excluir
  3. Investir no Exterior sim mas não nos EUA. EUA já era, a supremacia deles acabou, fisco no Afeganistão, cada menos influentes no mundo. Hoje para investir é na CHINA, aproveitando os preços módicos. EUA vão afundar qdo FED desligar a impressora, anota ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra investir na China. O partido não deixa.

      Excluir
    2. Tem cada louco nesse mundo... kkkk Investir na China...

      Excluir
    3. Investe no Lula 2022 então Gustavo! Bom proveito. China pelo menos é capitalista apesar de dizer que não.

      Excluir
    4. O fato é que o ocidente nao sabe nada do oriente. Tem essa visão curta e retrógrada que pega como exemplo os americanos. Até o império romano caiu, EUA já estão nos últimos muinutos

      Excluir
    5. Anon, pra variar, diversificar é a chave, já que ninguém tem bola de cristal. Mais importante de onde estão sediados os ativos, é no que eles investem. Prefiro investir nos EUA e BR, onde me sinto seguro, com um portfolio globalizado (ações de empresas de outros países, ETFs como XINA11, etc).

      Excluir
  4. To por fora dos acompanhamentos financeiros pelos exatos motivos seus hahaha, estamos em sintonia xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que você nem apareceria por aqui, mas deve ter rolado um dia de chuva pra você estar navegando na wwb... rs

      Excluir