sexta-feira, 4 de junho de 2021

Atenção ao Mensageiro

 


Antes de mais nada, informo que passarei a postar sempre aos SÁBADOS, assim fica mais fácil para o leitor lembrar de dar um pulinho aqui. Se chegou domingo e não ver post novo é porque a semana vai passar em branco.

---

Muito se fala em viés de confirmação. Aplicando ao mundo financeiro, é bastante comum procurarmos notícias, influenciadores ou análise para confirmar que o investimento feito é o melhor possível.


Felizmente vem se disseminando a conduta para a busca de opiniões e análises opostas às que desejamos, de modo a pensarmos mais racionalmente e, somadas às análises favoráveis, concluirmos o que realmente parece ser o melhor – e que nem sente reflete nosso desejo inicial.


O que pouco venho observando e cada vez busco aplicar em minhas decisões financeiras é outro fator: o mensageiro.


Digamos que você entre numa concessionária de automóveis Fiat. Provavelmente o vendedor irá tentar lhe convencer que o novo modelo do Fiat Uno é melhor que um Rolls-Royce (talvez te ganhe no argumento km/L, mas não é o bastante para ser “melhor”). Isso é óbvio e você sabe que é pouco provável que um veículo Fiat seja melhor que um Rolls-Royce, além de você saber que, sem vender seu produto, o vendedor não ganhará a comissão e não terá seu sustento.


AC, o que isso tem a ver com meus investimentos? Tudo.


O seu assessor da corretora por acaso já lhe aconselhou a investir em algo que ele não ganhasse comissão? Já falou como foi uma boa ideia você aportar no seu próprio negócio ou comprar um imóvel? Provavelmente não, afinal, ele nada ganhará com isso. Não estou falando que a conduta do assessor seja errada, afinal de contas, ele tem ganhos majoritariamente com a comissão de suas aplicações.


Notícias e análises: você percebe como se sustenta a fonte delas?


O que não falta é analista do mercado financeiro na internet replicando que a bolsa está barata. Usam as métricas mais criativas possíveis: “em dólar a bolsa está no patamar de 200X”; “deflacionando pelo IPCA/IGPM/IMAB/(escolha seu índice favorável), a bolsa está X% abaixo do topo histórico”; “correlacionando com o CDI, a bolsa está X p.p. abaixo do topo”; por aí vai…


Caro leitor, imagine um influenciador/youtuber, casa de análise do mercado financeiro falar pra você: “tire tua grana da B3, tu vai perder dinheiro, mermão, manda pro exterior, bota nuns bonds lá e fique seguro em moeda forte”. Essa galera vai vender relatório de que? Quem vai querer seguir um canal do Youtube sugerindo a não investir na especialidade da casa?


Já parou para pensar que um youtuber especializado em análise de FIIs vai pra cova encontrando pontos positivos em investir neles? É inimaginável algum falando “galera, ferrou, a tributação dos FIIs vai deixá-los uma péssima opção, partam pra renda fixa que vão ganhar mais com muito menos risco”.


Repito: não estou criticando a postura de nenhuma área específica. Um corretor de imóveis vai tentar te convencer que imóvel é “à prova de crise”, um vendedor de seguros de que o produto dele é a melhor precaução possível, etc, etc.


Eu quero que você PRESTE ATENÇÃO NO MENSAGEIRO, no que ele vende e no que ele faz. Sua análise pode estar enviesada por um viés de confirmação, já que, em regra, aquele assunto é o que ele domina e prefere crer, no fundo de seu âmago, que nenhum investimento ou produto é melhor que o seu. Diminua suas chances de comprar um Uno achando que é uns Rolls-Royce.


Abraço e bons investimentos.

10 comentários:

  1. Lhheeee, que nada, tu tá é com inveja que os caras do youtube sabem onde estão as mina de ouro tudo e você não sabe. Eu invisto há anos em todas as dicas que eles dão e só me dei bem até hoje! Papo furado da porra!






    (contém ironia para os menos espertos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR, to me mordendo de inveja dos influenciadores... to até pensando em correr atrás de uns patrocínios pro Boteco Fire! rs

      Excluir
  2. AC, você é o mensageiro, trouxe algo muito bom pra nós, Valeu. É exatamente isso.

    E, acrescento, p melhor investimento sempre será em algo que realmente conheça,

    Abraços, até o próximo post ou no Boteco fire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah
      Ri alto aqui, One. Sou mensageiro de nada, só penso alto e boto escrito aqui.
      Abração

      Excluir
  3. AC,

    Excelentes ponderações.

    Isso me lembrou o gerente de banco, que sempre oferece fundos com altas taxas de administração, mas nunca te fala que elas incidem sobre o capital e não sobre os juros.

    Como você disse, eles vivem de comissão, mas cabe à cada um de nós procurar os melhores investimentos de acordo com o nosso perfil.

    Precisamos filtrar as informações. E aproveitar uma dica ou outra que achamos interessantes, mas sempre procurando dados que validem ou não a indicação.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Rosana. Por trás de um interesse costumam ter informações relevantes e vice-versa, cabe a nós o discernimento para filtrar.
      Abraço

      Excluir
  4. a ganacia do mensageiro subverte a essência da mensagem

    resumindo: bando de ladrão

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant chegando com pé na porta... dá pra resumir assim não, to fugindo de hater.
      Abração

      Excluir
  5. Ótima reflexão, AC!

    Por isso pense 1000x antes de comprar uma camisa porquê a vendedora gata disse que "você ficou ótimo nela", haha!

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahuhuahuahua
      Teu exemplo foi demais, só seria verdadeiro se a vendedora te desse o telefone junto, aí daria até pra acreditar!
      Abração

      Excluir