segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Aniversário de 1 ano do blog!


 

Olá amigo(a) leitor(a)! Hoje o blog faz 1 ano de existência e há muito o que comemorar.


Após descobrir o universo FIRE, fui apenas leitor voraz por mais de 1 ano, quando então comecei a fazer comentários nos blogs que conhecia e enviar e-mails com trocas de ideias para alguns. Numa dessas, acabei sendo entrevistado pelo Sr. IF com uma boa repercussão, o que me estimulou a criar este blog aqui.


Por sua vez, o blog me fez estreitar os laços com outros membros da comunidade que hoje considero amigos, como o Sapien Livre, o Thiago da Escola Para Investidores, a Yuka, o Thiago de um extinto blog FIRE, agora autor do podcast InglêsEverywhere, além de muitos outros colegas que estão sempre trocando ideias, como Sr. IF, Vagabundo, Scant, Poupador do Interior, BP Milhão, Mente Investidora (blog extinto), Stark, MJ, One, Menos do Que Ganha, Sempre Sábado e outros (não consigo lembrar todo mundo).


Sempre gostei de comédia e lembro de um episódio de Seinfeld em que ele falava que, enquanto crianças, fazer amigos é muito fácil: “Você gosta de groselha? - Sim, gosto. Ótimo, vamos ser amigos então!”. Nós, adultos, temos uma dificuldade bem maior para criar novos vínculos não-amorosos, sempre com desconfianças, preconceitos e pré-conceitos. A galerinha FIRE no geral não demonstra esse ranço adulto e costuma se unir, trocando conhecimentos não só de finanças, mas psicológicos, de vida, experiências, etc. Tem branco, preto, amarelo, hétero, homo, gordo, magro, maromba, pobre, rico, assalariado, autônomo, servidor público, empresário, urbano, rural, gente do MT, AM, RJ, SP, RN, BA, SC, RS, PR, GO, do exterior, aposentada, trabalhadora, estudante, desempregado… Fico feliz em me sentir parte dessa comunidade e o blog, sem dúvidas, contribuiu muito para isso.


Na parte financeira, nesses 12 meses de blog, o patrimônio aumentou 19,60%, sendo que, desse acréscimo, 56% foi de renda ativa e 44% de renda passiva. A renda passiva do período foi superior a 2x meu orçamento doméstico e meu orçamento equivaleria a uma TSR de 4% ao ano, ou seja, se eu tivesse deixado de trabalhar há 1 ano, teria sobrevivido razoavelmente bem para um primeiro ano FIRE, especialmente se levarmos em conta que 3/4 do período foram já com uma pandemia em curso. As trocas de experiência sem dúvidas muito contribuíram para esse resultado.


Falando de estatísticas, foram 380 comentários, dos quais provavelmente metade foram respostas minhas. A renda com o blog foi – R$ 100,00, referente aos dois anos de domínio .com que paguei – o blog não é monetizado e não tem propagandas. Houve 37.571 visualizações em 38 postagens.

Os posts mais acessados foram “Trajetória do Aposente Cedo” (5 mil views), “O fim do capricho” (2,14 mil), “Offshore para investir no exterior” (2,11 mil) e “MAXIMALISMO: da quitinete à mansão” (2,11 mil). 

O que mais gostei de escrever e que gostaria que mais gente soubesse foi "Doar sem gastar", pois é o tema que mais gera impacto social imediato - muitos amigos blogueiros acima fizeram questão de compartilhar em seus próprios blogs e vi comentários em todos de pessoas que não sabiam e já esse ano ajudaram alguma instituição filantrópica sem gastarem um real sequer.


Quanto à vida pessoal, certamente a pandemia transformou muitas vidas e aqui não foi diferente. Meu trabalho já era 80% de home office há alguns anos e se tornou 100%. Home office = 100% do tempo com a companheira = possibilidade de atritos. A parte amorosa foi razoavelmente tranquila pra mim. A convivência com vizinhos foi terrível: gritaria de crianças e adultos em horários inconvenientes e uma falta de civilidade pouco esperada para um “novo mundo em que o melhor iria aflorar nas pessoas”.

Aproveitei o tempo livre do início da quarentena para fazer vários cursos nos mais diversos temas e ler livros. Tentei substituir a renda ativa que baixou quase a zero pela profissão de “trader”, bem sucedida nas primeiras semanas e com uma consistência de ganhos nas posteriores, mas um custo de stress muito grande. Em setembro, já com minhas vaquinhas voltando a dar leite com boa frequência, abandonei de vez os trades e voltei ao buy and hold.

Transformei minha carteira 100% com foco em ganho de capital para 40% focada em geração de renda imediata e desejando aumentar esse percentual até a casa dos 60%, no mínimo, e 80% no máximo.

Vivi momentos de tensão com problemas de saúde na família (até um dos cachorros aqui operou), todos se encaminhando para um final feliz.

Conversei com amigos que não falava há tempos e tive papos mais profundos com o que tenho contato frequente. A quarentena gerou uma compaixão coletiva imediata, porém, no fim, todos voltaram a focar em suas próprias vidas, como sempre foi o mundo.

Tive de ter flexibilidade de trocar meus planos de morar no exterior já no final de 2020 (um sonho que estava moldado com detalhes há tempos) por levar uma vida nômade dentro do Brasil (e hoje já sou apaixonado pelo meu novo plano A).

Decidi não chutar o balde de uma vez dos meus trabalhos, mas já consegui reduzir bem a carga horária, com previsão de reduzir ainda mais em menos de um mês. Meu conceito de aposentadoria mudou de “não fazer nada produtivo que gere renda” para “não deixar de fazer nada que gostaria por falta de tempo”.


Obrigado a todos os leitores e… faltam 8 dias para a aposentadoria!

12 comentários:

  1. Sobre o seu 2020, acho que você se saiu muito bem, pode olhar patrimonialmente ou pessoalmente, é claro, aconteceram imprevistos nos investimentos e problemas pessoais bem significativos, entretanto acho que você termina bem esse ano.

    A estratégia de focar em renda e não em ganho de capital é a transição natural para essa nova fase.


    Eu ainda não cheguei (e na verdade estou muito longe), mas é incrível pensar que aqui na finansfera encontramos gente comum que escreveu e escreve a sua história pela liberdade, é aqui que você encontra o brasileiro que acorda todo dia e precisa trabalhar e correr pra conseguir ganhar a vida, é mostrado aqui a vida como ele é, sem confetes, é de aflições, dúvidas, derrotas, pequenas e grandes vitórias.

    Desde já desejo que nos brinde através dos seus posts com boas novas nessa nova fase da vida.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma geral, foi o pior ano da minha vida adulta, mas considero ter uma vida feliz, portanto, não posso reclamar.
      Em breve você estará na fase do foco em renda, só ter paciência e disciplina.
      Realmente os relatos e diálogos sem click bait, sem implorações por views e sem firulas são o grande impulso dos blogs.

      Obrigado pelas felicitações e tenha certeza que estarei sempre na sua torcida e aberto para ideias, PI.

      Abração

      Excluir
  2. o novo plano A é muito top, dava ate pra virar livro
    vc pode fotografar o brasil com um ponto de vista único - o seu
    se montar um instagram, ainda que com pseudônimo, linka aqui no blog

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho tino, paciência nem tato pra rede social, mas a Sra. AC tá pensando em Instagram e canal do Youtube. Se rolar mesmo, cedo ou tarde vou divulgar.
      Abraço

      Excluir
  3. Oi AC, quando li o título do seu blog fui até olhar de novo o cabeçalho pra ver se não tinha entrado no blog errado (juro!!!!). Aniversário de 1 ano de blog? Não parece, parece que você está conosco há pelo menos uns 3 anos kkk. Por isso achei que tinha errado de blog. Sinal de que você interage bastante por aí. Esses 8 dias para a sua aposentadoria vai passar voando (assim espero rsrs). Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já acho o contrário, parecem meses que eu to na área...rs
      Tá um frio na barriga danado, mas eu sei que tudo vai dar certo, até o que der errado vai ser bom!
      Beijo

      Excluir
  4. Uma verdadeira honra te ter como amigo nessa fase adulta de nossas vidas. Concordo plenamente que vai ficando mais difícil com o tempo, mas quando acontece, a gente sabe que é legítima e que pode contar pra tudo mesmo.

    Por pouco você não lançou o seu blog no dia do meu aniversário... errou por um dia, hehehe.

    Grande abraço e parabéns pelas conquistas e pelo que ainda está por vir. Quero acompanhar essa nova jornada de perto!

    ResponderExcluir
  5. Obrigadão, Thiago! É bom contar com bons amigos em mais um ciclo na vida e irei compartilhar tudo com certeza!
    Abração e parabéns pelo seu dia!

    ResponderExcluir
  6. Feliz aniversario ! Obrigado pela menção. 2020 foi uma ano extremamente desafiador. Que bom que vc conseguiu ser flexivel e resiliente. Continua postando e vamo que vamo ! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vagabundo! Primeira vez que te mandei um e-mail eu tinha 100% de certeza que seria seu vizinho em 2021, agora já nem sei mais se vou ser algum dia. A vida não para! Abraço

      Excluir
  7. Feliz aniversario do blog, AC. Obrigado pelas contribuicoes e alto nivel dos textos. Aprendo muito com voce. E obrigado pelas trocas de conhecimento via email tambem, baita cara voce. Vai nos informando ai do plano A-lternativo rsrs. Abraco. Gerson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gerson! Não sabia que você era o Ceariba que comentava aqui. Eu to sempre aprendendo e essa troca de ideias só acrescenta ainda mais. Com certeza irei postar aqui o A-lternativo (gostei!). Abraço

      Excluir