quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Rotina dos campeões

 

Aproveitei a semana para me aprofundar em um tema que já vinha lendo e escutando nos últimos meses: como aprimorar a saúde do corpo e da mente.


Após ler alguns livros, ouvir resumos e ler blogs/newsletter sobre o tema, faço aqui um resumo de rotina apontado pela esmagadora maioria dos gurus:


- Acorde cedo, sempre antes das 8h e, se possível, antes das 6h;


- Logo ao acordar, ainda em jejum, faça exercícios físicos moderados, leia (ou escute um podcast/video), escreva seus objetivos para o dia e/ou algo que te incomoda e medite.


- O tempo de duração de cada atividade é indiferente. O importante é fazer. Melhor fazer 3 minutos de meditação, 5 minutos de exercício, ler uma única página de um livro e escrever um só objetivo do que deixar de fazer tudo porque “não tem tempo”. A duração total ideal, todavia, seria de 60 a 90 minutos dedicados às atividades mencionadas.


- Tenha consistência. Não pule dias e, se preciso, mantenha um diário dessas atividades ou use um app que lembre você de praticá-las.


- Coma comidas naturais, preferencialmente vegetarianas, e evite alimentos processados/embalados.


- Procure fazer algo bondoso a pelo menos uma pessoa por dia. Dar atenção a quem precisa, um gesto de civilidade, etc.


- Antes de dormir, medite mais alguns minutos e reflita sobre gratidão a tudo que tem.


Há milhares e milhares de páginas escritas por aí esmiuçando o que resumi acima. Alguns autores pegam essa base e usam como gancho para aprimorar suas habilidades financeiras, de estudos, de relacionamento amorosos, de melhorar sua carreira, de ser inovador ou disruptivo e qualquer outro campo da vida ou da moda.


Fazer as atividades é fácil e demanda somente um pouco de sua determinação. Venho experimentando e, mesmo que você não tenha um objetivo ligado à rotina (trabalho, dinheiro, casamento), sem dúvidas uma rotina te tornará uma pessoa melhor e mais consciente. Como o tema do blog é aposentadoria antecipada e independência financeira, esta rotina poderá lhe ajudar em ambos os objetivos e também a desfrutá-los após conquistados.


Aos iniciantes, recomendo praticarem 15 a 20 minutos para todas as atividades e irem aumentando aos poucos. No Youtube é possível achar inúmeros vídeos de “rotina de exercícios de 5/10/15/20/30/60 minutos sem equipamentos”, “meditação guiada”, “exercício de gratidão”, “como acordar cedo” e o que mais você não tiver ideia por onde começar.


Para aprofundamento, recomendo fortemente o livro Ferramenta dos Titãs (Tim Ferris), 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e a newsletter gratuita Empty Your Cup. Também tenho escutado muito o ResumoCast (podcast de resumo e debate de livros – dica: assisto/ouço no Youtube em velocidade 1,5x). Se tiver dicas de conteúdos que você acompanha, deixe nos comentários que irei adorar conhecer.


Abraço

14 comentários:

  1. Fala, meu caro! Acho que estou no caminho certo. Sempre fui disciplinado, mas quando a gente segue uma rotina porque existe um propósito maior por trás, a gente acaba fazendo com mais vigor.

    Eu precisava de algo pra poder me dar um empurrão e ter lido "The morning miracle" me ajudou a desenvolver hábitos bem saudável no início da manhã, de modo que tenho mais tranquilidade (e menos estresse) ao longo do dia.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Você já é um campeão faz tempo, só faltam algumas disputas de cinturão pra se aposentar!

    Estou lendo "O milagre da manhã para transformar seu relacionamento" nesse exato momento e gostando bastante!

    Abração

    ResponderExcluir
  3. AC,
    Nesse tema recomendo a leitura do "Atomic Habits", do James Clear. O princípio é adotar pequenas mudanças regularmente à sua rotina, que depois de algum tempo terá se transformado numa grande mudança, só que de maneira menos radical e mais perene.

    Exemplo: imagine que você quer passar a ter uma rotina de leitura. Comece separando alguns minutos com a meta de ler 10 página por dia. Se você conseguir manter apenas 10 páginas ao dia por um longo período de tempo, em um ano por exemplo, você terá lido 3.650 páginas, o que dá uns 15 livros. Isso com apenas 10 páginas/dia.

    Isso vale pra qualquer outro hábito que você queira cultivar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, obrigado pela dica! Escutei o ResumoCast do Hábitos Atômicos e já coloquei aqui na fila de leitura, tão logo eu termine o Ultralearning.

      Eu consegui implementar uma rotina de acordar mais cedo, exercícios, meditação e estudar espanhol justamente com a estratégia que você sugeriu.

      Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Excelente AC!

    Primeiro pro ResumoCast. Eu conheci o podcast há 2 anos e me viciei e ouvi todos os episódios. Alguns ouvi mais de uma vez e de vez em quando me pego ouvindo novamente alguns pra relembrar. Além disso, já li vários livros que eles resumiram. Se você ainda não viu, criei o clube do livro lá no blog. A ideia é ler alguns livros em conjuntos com quem quiser e ir debatendo de tempos em tempos. Fique a vontade para participar.

    Quanto à rotina, é isso mesmo, rotina faz bem e tem que ter disciplina pra por em prática. Acordo cedo todos os dias e pelo menos 15 minutos de leitura são obrigatórios. Eu leio muito melhor pela manhã.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi BP! Eu estou nessa também: todo dia escuto um ou dois episódios em velocidade 1,75x, andando com os cachorros, lavando louça, etc. Em alguns casos estou repetindo para fixar melhor.

      Vou ver esse clube do livro que você fez, sempre quis participar de um e tendo gente como você pra debater deve ser incrível! Se ver essa resposta, cole o link direto aqui em baixo pra que os leitores também possam chegar até ele.

      Abração

      Excluir
    2. Tá aqui ó https://t.me/joinchat/N3fwZFF-8Yl7QFla9Z-Veg


      Bora la que Ayn Rand nos espera 😂

      Excluir
  5. Fala AC, excelente post. Fiquei feliz em ver que já tento ou já tenho certos hábitos na minha rotina, realmente faz uma diferença grotesca depois de um tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é outro que é "só manutenção", é só acelar que já está na pista certa! Abração

      Excluir
  6. Cara, que sensacional essa lista! Tudo muito bem colocado e aliado a uma boa disciplina, resultará numa vivencia incrível! E, sabes uma coisa, sobre fazer algo bondoso, sempre faço trabalho voluntário aqui em minha cidade e poder ver o brilho no olho de outrem lhe agradecendo o que tens feito... meu amigo, isso é impagável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo, One! Tentei resumir bem o que tá em montão de livro e blog por aí.

      Que bom que você faz trabalho voluntário. Admiro MUITO quem doa seu tempo, o bem mais precioso que temos, em prol de alguém que precisa. Se puder, faça um post (e avise aqui) sobre algumas ideias ou formas de trabalho voluntário. Esse tipo de conteúdo é pouco presente na finansfera e mais relevante que qualquer discussão financeira.

      Abraço

      Excluir
  7. Aposente Cedo, venho aqui com boas notícias. O Clube do Livro está oficialmente lançado e o grupo no telegram criado. Link no final da postagem. Seja todos bem vindo.
    https://www.bpmilhao.com/2020/08/o-clube-do-livro-revolta-de-atlas-ayn.html

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu nunca fui um cara disciplinado. Quer dizer, tenho disciplina em alguns aspectos e outros não. Penso que em alguns momentos temos que ser focados e viver em certo desequilíbrio, no entanto, tenho por mim que preciso ter cuidado com isso. Porque se não tomamos cuidado, nos tornamos escravos de nós mesmos.

    Abraço

    ResponderExcluir