A velocidade da internet está mudando os conceitos mínimos de capricho.
Desde o início da pandemia venho lendo diversos livros e fazendo cursos pela internet, alguns deles pagos.
Eu acredito que quem disponibiliza conteúdo de forma gratuita tenha todo direito de gastar o menor tempo pessoal possível, porém, quem cobra pelo conteúdo, não. Fiquei abismado com três cursos pagos que realizei e o total desleixo de seus produtores.
O primeiro curso tinha o tema central (inclusive o título) ligado à Bolsa de Valores. Todos os vídeos não tinham edição, o produtor errava conceitos básicos, às vezes se retificando, às vezes passando batido e, para piorar, 2/3 de todo o curso não falava sobre bolsa de valores, mas sim do mercado financeiro (conceito muito mais amplo que a Bolsa). Também em momento algum na descrição de venda do curso estava previsto que se tratava de um curso tão básico (era literalmente um be-a-bá, coisa pra ensinar a pré-adolescentes de como funciona o mercado financeiro).
O segundo curso era somente sobre análise técnica, por uma pessoa que se autointitula “bem sucedida” no mercado (apesar de ter por volta dos 30 anos). Novamente, vídeos sem qualquer edição, nenhum roteiro pronto e demonstrações visuais sofríveis, feitas no PaintBrush (para análise técnica, desenhando candles com um pincel e sofrendo pra escrever texto no Paint).
O terceiro curso tratava majoritariamente de hacks de viagem e trabalho à distância. Em que pese algumas valiosas dicas do produtor, que se proclama multimilionário e um grande fodão (com essas palavras mesmo), mais um curso sem qualquer edição, roteiro ou capricho. Conteúdos eram repetidos em mais de um vídeo, temas que deveriam ser aprofundados eram abordados superficialmente (com a orientação de “se vira pra pesquisar mais aí”) e temas quase inúteis eram discorridos minutos a fio. O absurdo era que o produtor se orgulhou, em um dos vídeos, de ter “preparado e gravado o curso” em 3 dias e estar vendendo por mais de mil reais.
Quando era criança, lembro de fazer trabalhos na escola em folha de papel almaço, decorar trabalhos, utilizar réguas e compassos; na faculdade, os trabalhos tinham apresentações de PowerPoint elaboradas ou, pelo menos, um discurso com roteiro estudado e alinhado. Fiquei impressionado como pessoas com idade tão parecida com a minha estejam por aí VENDENDO conteúdos superficiais, mal formatados e sem qualquer esmero ou capricho. Colocam meia dúzia e de palavras-chave, investem em marketing digital e vendem sonhos que talvez nem eles tenham tido capacidade de atingir (não duvido nada que há muitas fraudes por aí).
Nunca gostei de associar idade com experiência ou capacidade, mas a parece que o capricho vem sendo deixado de lado pelas gerações mais jovens em prol do dinamismo e foco somente no lucro. É muito raro ver profissionais com mais de 50 anos, até mesmo de forma gratuita (cursos, vídeos de YouTube, etc) disponibilizando na internet conteúdos de forma desleixada, despreocupadas e mal envelopadas.
Parece que esse post não há relação com o blog, mas há: os três produtores dos cursos mencionados acima se declaram independentes financeiramente, um deles declarando no próprio curso que, além de IF, se aposentou aos 28 anos. O grande contrassenso é que, se todos são IF, certamente tempo não deveria ser um problema para que apresentassem um material com qualidade e demonstrassem que se empenharam em oferecer o melhor àqueles que estão comprando seu material.
Desejo que todo o exposto sirva para que você, leitor, nunca perca o capricho nas atividades desempenhadas, especialmente se pretender lucrar com elas.
Abraços a todos
Rapaz achei seu site vindo indicado de outro AA40..., e enfim como tenho capital tb para investir, antes eu estava muito ocupado construindo as coisas daqui de casa mexendo com reformas, construções aluguéis etc, e ano passado me peguei pensando no que fazer da vida após terminar uma obra, cheguei num ponto que não quero mais mexer com isso, não posso cuspir no prato em que comi pq se cheguei até aqui foi graças ao que já fiz, o meu caso é o inverso do seu sendo que a maioria das coisas que temos está imobilizada e entre 20 a 25% está líquido, mas enfim dentro do que vc falou resolvi comentar aqui.
ResponderExcluirEsse tema de economia sempre foi um tema que ficou latente em mim e desde sempre acompanho as notícias economicas pq gosto disso, alias na faculdade eu nem precisa estudar essa matéria em especial e botava todo mundo no bolso pq esse assunto flui na minha cabeça, mesmo pq estava envolvido com investimentos de varejo em grandes bancos e tinha que ter alguma noção para poder estar alocando o dinheiro nos lugares certos e também associado a isso mexendo com imposto de renda pq senão nao adianta nada ter capital senão o governo vem depois e tira agente da jogada se não nos atentarmos a esse detalhe, hoje estou mais preocupado em junto com o aprendizado do mercado aprender tb sobre tributação papra não fazer como muita gente faz e recebe muitos anos depois a cartinha da receita pq caiu na mmalhafinaa (coloquei assim pq acredito que eles fazem tracks sobre coisas a respeito pela internet) até tenho contador que faz pra mim, mas quando chega lá eu sei o que está acontecendo, não gosto de simplesmente confiar, e se fosse ver ele teria que cobrar triplicado de mim por que o tanto de coisa que converso com ele nas vezes que vou lá servem de aula. Desde o final do ano passado venho me interando sobre o tema mercado financeiro, tipo como uma luz que acende na cabeça da gente já que os rendimentos em imóveis sempre foram baixos e demandam muito da gente para pouco retorno e com a selic caindo adquirir conhecimento econômico se tornou necessário para gerir o capital senão entramos em ciladas econômicas que corroem nosso capital ao longo dos anos, até a pouco isso não era tão necessário já que qualquer aplicação sem risco sempre garantiu ganhos reais acima da inflação, mas voltando ao seu tema o que mais tem no facebook e na internet são anúncios com uma urgência em entrar logo pq agente estaria perdendo dinheiro.
Por exemplo, no começo desse ano a gerente do banco me ligou oferecendo ações da petrobras que o BNDES estaria vendendo em uma época em que a bolsa estava em 119 mil pontos. Vc não tem idéia do tanto de gente que entrou nessa oferta e comprou petrobras a 32 reais. Depois do estouro da boiada ela veio parar em 11, teve gente arrancando o cabelo, mas é porque entrou em renda variável sem ter os devidos conhecimentos, arrastados para renda variável pela queda da selic. Eu declinei pq estava achando que a bolsa estava muito cara, entrei em alguns investimentos quando ela estava em 95 mil pts e já estava com um pé
Mineiro, o gerente do meu Banco também me ligou oferecendo ações da petrobras quando estavam fazendo essa oferta.
Excluirsó fiquei do outro lá: "arram, arram, tá, arram. Obrigado"
Nem passou 1 segundo pela minha cabeça entrar na oferta.
Desde quando Banco liga oferecendo coisa boa para vc?
abs!
Investidor mineiro (deslogado)
tive que dividir pq não coube...
ResponderExcluiratrás pq o trem vinha subindo demais nos últimos 3 anos, e acabou que quando caiu pra 60 mil pts tomei uns tombos naqueles que entrei em 95 (que não vendi, diga-se de passagem), mas me aloquei em outros nessas época de baixa pq acreditei que a baixa era uma boa oportunidade para entrar já que os valores se assemelhavam a valores do fundo que o mercado alcançou 12 anos atrás se descontados da inflação claro, os 60 mil pts que deu esse ano se aproximam de 30 mil pts de 12 anos atrás. E nessa hora mesmo já estando estudando a respeito de mercado pelas beiradas, aliás já tem quinze anos que acompanho os movimentos de longe, em 2008 eu estava comprado e passei por aquela crise, como naquela época não vendi acabou que um ano depois vendi o que estava comprado lá com quase 100 por cento de lucro, mas naquela época era muito caro ter coisas no mercado (digo para os pequenos como eu), eram taxa altissimas de corretagem, taxas de custodia extorsivas, além da falta de informação pela nossa internet estar engatinhando ainda, digo quanto ao conteúdo, aí complicava pq mesmo buscando material, esse não existia para proporcionar o aprendizado, diferente de hoje que tem aos montes em portugues e em inglês, e veja as taxas de operação e custódia de hoje, a maioria nem está cobrando para vc operar com plataformas próprias como o profitchart por exepmplo, claro que com as RLPs, mas pelo menos tem, coisa que na época agente tinha que fazer no homebroker.
Por essas e outras sento que ainda me falta muito conhecimento para entrar de sola com responsabilidade nesse negócio para não acabar ficando preso em operações desconfortáveis. Durante as minhas andanças pela internet vi muita coisa sendo cobrada que com um pouco de tempo se consegue de graça. Acabei pagando por um curso básico de econômia pra fechar os buracos que acho que tenho no meu conhecimento para entender as entrelinhas do mercado, e entender antecipadamente como é que quem entende disso sabe que determinado título com marcação a mercado se valoriza ou desvaloriza de acordo com o aumento ou queda da taxa selic e daí surgem oportunidades no curto prazo que as pessoas comuns deixam passar por não saber fazer análise técnica do mercado, esse foi só um exemplo que lembrei de pronto, mas é esse tipo de coisa que acho que agente tem que entender para poder estar colocando nosso capital em renda variável e ter segurança e não fazer cagada e perder tudo. Geralmente os cursos que você acha aos montes por aí são direcionados ao maior público possível que pode operar, que é com pouco capital, no mini índice e mini dolar por exemplo, os caras ficam perguntando se com 25 reais dá pra operar, com um contratinho a primeira violinada leva um monte de gente e toma o dinheiro deles. Pegando em porcentagem, mundialmente falando menos de 5 por cento da população tem mais de 50 mil dolares ou mais líquidos pra investir. Aí que esse tipo de público tem que escafunchar bem em como agir e abordar sua atuação no mercado visando renda e não ganhos rápidos. Demorei pra entender isso, mas essa está sendo a minha busca agora. Vejo muita porcariada sendo vendida cara por aí e esse post seu só confirmou o que eu já achava, parabens pelo site e sucesso para vc. Até mais!!!
Mineiro, eu sinceramente não deixaria o investimento de obras em imóveis. Acompanho o mercado imobiliário há mais de uma década e, disparado, é o que tem melhor relação rendimento X risco pra quem compreende o mercado local.
ExcluirEsses estudos de análise técnica de ações foram mais por causa do tempo livre gerado pela quarentena e, realmente, a maioria do povo é descapitalizado e quer operar alavancado. Mesmo em dólar e índice, eu nunca opero alavancado e limito o número de contratos ao saldo que tenho na corretora (há alguns anos fiz uma operação MUITO alavancado e me dei MUITO mal).
De toda forma, qualquer novo aprendizado ou estudo é sempre válido; temos que manter a humildade para que consigamos aprender de verdade.
Abraço e volte sempre.
A descrição do terceiro me lembrou o fanfarrão do Raiam Santos hahaha
ResponderExcluirPrefiro não citar nomes, mas quem casa curso foi de uma pessoa diferente e qualquer um que já tenha visto conteúdo desses "produtores" identifica com facilidade.
Excluirotimo texto
ResponderExcluirtá cheio de 171 pela web
quando fizer um curso bom de verdade, faz propaganda
abs!
Obrigado, Scant! Quem sabe depois que eu virar Fire não faço um... Justamente por essa baliza de capricho mínimo que eu prefiro nem tentar começar no meu cenário de vida atual. O próprio blog aqui tem frequência inconstante e posts que não me dou muito o trabalho de escrever - até por isso prefere não botar anúncios no blog e nem nada parecido.
ExcluirAbraço
Muito bom o texto. Vejo cada curso porcaria que saem vendendo que não está no gibi. Estou montando um projeto e uma das coisas que mais prezo é na parte da edição, comprometimento e que entregue conteúdo de qualidade.
ResponderExcluirUma vez um colega meu comprou um curso de ações. Valor alto e o ensino totalmente básico.
Obrigado, Gari Adv! Divulgue seu projeto quando ficar pronto. Acho que temos, cada vez mais, a dar valor a quem tem comprometimento com os destinatários do conteúdo.
ExcluirAbraço e obrigado pela visita.
Era melhor ter doado o dinheiro para a caridade.
ResponderExcluirHoje em dia não é preciso de muito para vender um curso, só comprar um pacote de seguidores para o Instagram (uns 20k) já chamam a atenção da galera, fazer uma boa edição de fotos e frases de efeito, se você prometer contar um segredo ao final ou usar a palavra "mentoria" facilita muito o processo.
ResponderExcluirO Brasil tem déficit educacional e isso facilita a divulgação de conteúdo de qualidade duvidável, seja em simples cursos online ou nas universidades.
Abraços,
https://poupadordointerior.blogspot.com/
De fato, Poupador. Até houve algum conteúdo aproveitável dos cursos acima (que não tinha obtido em pesquisas gratuitas), mas a galera tá vendendo as coisas de qualquer jeito.
ExcluirAbraço
Nossa, que texto bom! Obrigado por compartilhar. Eu demoro muito pra decidir um curso, quando decido geralmente é bom pq eu garimpo opinião demais, acho o dinheiro bem gasto, mas tem que ser em quem mereça. Confeso que fiquei me remoendo pra saber quais são os cursos hahaha
ResponderExcluirEspero que em algum deles vc tenha conseguido o reembolso xD
Escola para Investidores, eu também costumo pesquisar bem. Todos tinham resenhas positivas na internet e os produtores tem bons acessos nas mídias sociais. Pelo visto é a baliza do público em geral que está muito baixa.
ExcluirEita, que bad =/
ExcluirEssa febre de "cursos" é que me dá raiva.
ResponderExcluirNão financie isto.
Além da falta de zelo que vc falou, o que vemos é simplesmente alguém que leu um livro e depois acaba "dando um curso" sobre o que leu.
Dessa forma, até eu poderia dar o curso.
O pior: muita gente leiga, as vezes até sem dinheiro sobrando, dá rios de grana a essas pessoas.
e mais: essas pessoas "educadoras financeiras", esses "planejadores financeiros" sequer podem ser responsabilizadas por qualquer risco que seu cliente corra.
Isto está nas letras míudas.
Ora, desse modo, prefiro eu estudar por mim mesmo e assumir o risco com o meu dinheiro, já que o "meu planejador" financeiro sequer pode ser responsabilizado.
Se vc perder o dinheiro, ele simplesmente dirá: "então, lembra o risco que te falei? Era este. É assim mesmo."
Tá de sacanagem ne! Estou DANDO dinheiro para o cara administrar um portifólio e se perder ele não tem nenhuma responsabilidade? Deixe o dinheiro comigo entao!
Então por isso que desde 2012 estudo por livros e conteúdos diversos na internet. Pagar curso??? Não!! Eu não caio nessa!!
Abs!
Investidor Mineiro (deslogado; não é o 'mineiro' aí de cima)
Oi Investidor Mineiro! Realmente, tá cheio de semi-leigo posando de professor. Eu creio que o principal nos casos aí que citei nem foi isso, mas sim a falta de didática. Não é porque você sabe alguma coisa que você vai saber explicar sobre tal coisa. Ser professor e bom explicador é um dom e uma característica que tem de ser desenvolvidos.
ExcluirAbraço