quinta-feira, 9 de abril de 2020

Balanços fevereiro e março/2020 + Tempos de COVID

Eis que chegou o COVID, a crise, o colapso de tudo, o desespero. Tive a “felicidade” de emprestar um belo dinheiro a um amigo 1 semana antes de começarem as quarentenas, ou seja, esse dinheiro estaria aplicado em alguma coisa que iria diminuir seu valor no curto prazo. O empréstimo deverá ser liquidado até o final de abril e com juros de 1%! Aqueles momentos de sorte na vida (além da coragem de emprestar meio milhão pra alguém só com um papo de whatsapp e uma transferência online, sem qualquer outra garantia – não recomendo que façam isso, leitores!).

Considerando meus rendimentos de março pra abril, consegui amortizar bem a queda patrimonial em meros 2,28% de prejuízo

O prejuízo foi muito amortizado pela disparada do câmbio, que foi maior do que o prejuízo em dólares. Curioso como os REITs, que são os fundos imobiliários de lá, tiveram uma queda extremamente brutal e rápida (e seguem caindo enquanto escrevo isso). 

A disparada do câmbio atrapalha muito meus planos de FIRE que serão iniciados no final desse ano (que envolve um sabático no exterior) e desestimula novos aportes, principalmente com o mercado americano também totalmente indefinido e caminhando pra uma recessão. Só aguardando pra ver.
Também consegui “segurar o prejuízo” graças à compra de um imóvel com valor bem defasado, que resultou num ganho quase imediato de 40% sobre a aquisição (contemplando o valor pessimista esperado de venda). 

No desespero e praticamente sem trabalho por causa do COVID, já que minha área está praticamente sem acesso até final de abril, retomei às atividades de “trader” (também não recomendo), estressantes e inseguras, já que quando você ACHA que sabe o que tá fazendo, vem o mercado e te dá uma rasteira contra a tendência (o que tá ocorrendo dia sim, dia não). De toda forma, a atividade se mostrou produtiva em março, pois consegui fazer pouco mais de 10k líquidos com os trades (sem qualquer aporte, só com daytrade).


Boa sorte a todos nesse período maluco que vivemos, fiquem em casa e ajudem quem precisa, seja financeiramente, seja com seu tempo.

4 comentários:

  1. Até eu que já fiz muitos empréstimos, sei que é loucura emprestar 500k sem nenhuma garantia. Inclusive já vi muitos casos de morte em empréstimos acima de 100k. Embora, nunca tenha visto em empréstimos abaixo de 20k.

    Tomara que você receba, sem dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Conheci seu blog agora AC! Muito bacana sua trajetória. Eu tenho alguns posts sobre IF no meu blog, baseados na história de vida do meu pai e de um tio que aposentaram cedo através da IF. Da uma olhada lá.

    Te adcionei no Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, esqueci de falar, senti falta de algum post seu sobre relacionamentos. Pelo que percebi, é casado e tem filhos. Poderia dar sua opinião sobre Relacionamentos.

      Excluir
  3. Olá PP!
    Felizmente recebi pontualmente o rendimento acertado ao completar 1 mês de empréstimo. Acredito que dentro de 20 dias a pessoa liquide, manterei os leitores informados.

    Vou ver seu blog e add no blogroll também!
    Sou casado e tenho um filho, fiz um post breve sobre minhas impressões do FIRE solteiro e o casado com filhos: https://www.aposentecedo.com/2019/12/fire-solteiro-x-fire-casado-x-fire.html

    Acho que não sou capaz de opinar sobre relacionamentos, só recomendar que cada um tem que ser feliz e constituir a família do tamanho que desejar (e tem todo direito de desejar ficar solteiro pra sempre), colocando isso acima de qualquer meta financeira.
    Abraço

    ResponderExcluir