sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Qual desejo veio primeiro: independência financeira ou aposentadoria?


É fato que aposentadoria sem renda (proveniente de investimentos, governo ou previdência privada) é impossível, mas e quanto ao desejo de aposentar?

Existem pessoas de todos os tipos: os que aposentam e continuam trabalhando por necessidade; os que aposentam e continuam trabalhando para ocupar o tempo; os que são independentes financeiramente e continuam trabalhando; os que são independentes financeiramente e não fazem qualquer trabalho remunerado...

A pergunta do dia é: o que veio primeiro? A vontade de aposentar ou a vontade de ser independente financeiramente?

O AC, por exemplo, sempre pensou primeiro em aposentar. Não que ele odeie trabalhar, mas ele sempre admirou a vida de quem tem tempo para fazer o que bem der na telha. Desde seu primeiro trabalho, aos 16 anos, ele já pensava “imagina só, eu em casa, à toa”. Ironicamente, atualmente é praticamente independente financeiramente, mas continua trabalhando full time - até dezembro/2020, quando irá declarar FIRE e, ainda mais ironicamente, continuará trabalhando em seu atual trabalho secundário (que demanda cerca de 30h flexíveis e online de trabalho por mês).

A independência financeira então se tornou uma consequência da aposentadoria antecipada, e não uma causa

E você? O que você desejou primeiro?

2 comentários:

  1. Cara tomo como exemplo minha mãe que aposentou muito cedo, com um salário razoável e conseguiu um patrimônio interessante.
    Ela simplesmente vive uma vida tranquila, sem luxos mas com muita qualidade de vida.
    Tudo depende do padrão de vida que você quer ter e o que esta disposto a abrir mão.

    Rumo a IF
    https://rumoaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rumo a IF, obrigado pela visita! Eu acho que há uma grande distinção entre quem se aposenta (cedo ou tarde) com uma renda garantida pelo Governo ou alguma instituição e quem se aposenta dependendo exclusivamente da renda do próprio patrimônio. Acho que o último possui muito mais preocupações com a manutenção do do patrimônio e, consequentemente, da própria subsistência, já que não vai haver um fator externo pingando um previsível dinheiro todo mês na conta.
      Abraço

      Excluir