domingo, 12 de janeiro de 2020

A importância do inglês (e outros idiomas) para o FIRE


Mais de 50% da internet está em inglês (fonte: Google), mas acho que esse número é ainda maior. O conteúdo da comunidade FIRE deve ser de, pelo menos, 80% na língua inglesa (diversos membros tem blogs e canais em inglês, mesmo não sendo de países anglófonos). O mercado financeiro dos EUA – e consequentemente livros, publicações e estudos em inglês – tem representatividade maior que praticamente todos os países emergentes juntos (dentre eles o Brasil).

Meu amigo, minha amiga: já deu pra perceber a importância de saber outro idioma, especialmente inglês, certo?

Mesmo os materiais que tem tradução para português, muitas vezes são traduzidos com anos de defasagem (se traduzidos) e, por vezes, com perda de significado ou contextualização na tradução. 

Se você quer ser um FIRE completo ou, pelo menos, um investidor com grande conhecimento, aprenda, no mínimo, inglês. Se possível, também aprenda línguas de grande expressão no mundo (e no mundo das finanças), como espanhol, francês e mandarim. Quer alguns exemplos (que só vai entender quem sabe o idioma) do que você está perdendo?

Excelente blog sobre FIRE em inglês: https://www.madfientist.com/
Excelente blog sobre investimentos em inglês: https://www.iwillteachyoutoberich.com/blog/
Excelente canal sobre FIRE em inglês: Retire Earlier and Better (pesquise no YouTube)
Excelente canal sobre investimentos em inglês: Ben Felix (pesquise no YouTube – em tempo, ele é canadense. Pra você que acha que, quando falo em “conteúdo em inglês”, me refiro apenas a americanos, tem inúmeros canadenses, ingleses, europeus e asiáticos postando conteúdo somente em inglês)

Excelente blog em espanhol: https://losrevisionistas.wordpress.com/

Dedique algumas horas por semana para estudar um novo idioma que tenho certeza que se abrirá um MUNDO novo de conteúdo para você.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas ! Vou te adicionar ao meu blogroll !

    Grande abraço.

    Rumo a IF
    https://rumoaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rumo a IF! Te add no blogroll também. Sucesso!

      Excluir